Germán Yáñez Mendoza

Germán possui um doutoramento na área dos ambientes subterrâneos e trabalha como consultor de proteção ambiental no governo local da ilha de Cozumel (México). A sua principal paixão é a exploração de grutas, especialmente as inundadas. Há 38 anos que dedica a sua vida à exploração de grutas em diferentes condições de terreno — nas montanhas, nos desertos e nas selvas — no México e em países como Guatemala, Belize, Cuba, Costa Rica e Panamá. Germán Yañez é uma autoridade reconhecida na área da exploração de grutas no México, tendo explorado centenas de grutas, tanto secas como subaquáticas, e realizado pelo menos 2000 mergulhos ao longo da sua carreira de exploração.

É autor de 12 artigos científicos sobre a fauna recentemente descoberta, adaptada à vida em grutas mexicanas, e várias espécies receberam o seu nome em sua homenagem. Além disso, escreveu quatro livros dedicados a temas como mergulho em grutas, resgate subaquático e fauna cavernícola.

Nos últimos 35 anos, Germán desempenhou funções de Instructor Trainer em várias organizações internacionais. Conduziu workshops para mergulhadores recreativos e para todos os níveis de mergulho técnico, incluindo mergulho em grutas, mergulho com rebreather, cartografia de grutas e outras áreas. Germán é também um espeleólogo experiente e instrutor de técnicas de acesso por corda.

Como técnico de emergência médica certificado (EMT-Paramedic), tem o prazer de ministrar programas de Wilderness First Aid (WFA) e é instrutor certificado de resgate em grutas na Sociedade Cubana de Espeleologia (SEC) e na ICAN Worldwide. Além disso, é um instrutor experiente e certificado de resgate subaquático na International Underwater Cave Rescue and Recovery Organization (IUCRR).

As expedições de Germán foram apresentadas na série da National Geographic “Mistérios do Subterrâneo”. Durante muitos anos, também desempenhou funções como beta-tester de CCR para as unidades Nautilus, Kiss Sidewinder e Talk, realizando uma vasta gama de mergulhos, incluindo mergulhos a 120 metros de profundidade e mergulhos em grutas de longa distância.